quinta-feira, 24 de março de 2011

Épica vitória da ousadia


Foi emocionante demais a virada tricolor sobre o América (MEX). O resultado deixou o Fluminense de novo na briga por uma vaga às oitavas-de-final da Libertadores. Com cinco pontos, o time entra no G2 já na próxima rodada se vencer o Nacional, em Montevidéu. América x Argentinos Juniors completam a rodada no dia seguinte. Triunfo tricolor aliado a tropeço argentino dará ao Flu a vantagem do empate na última rodada. A vitória dramática no Engenhão, arrancada do fundo do coração, dá forças para o campeão brasileiro engrenar de vez rumo à classificação.
Foi também a vitória da ousadia. Para o banco, só meias e atacantes foram relacionados. Edinho era a solitária exceção entre os defensores . Em campo, o Flu chegou a ter, juntos, Souza, Conca, Deco, Araújo, Rafael Moura e Fred.
Aposta certeira e corajosa do estreante Enderson Moreira (foto), de bons trabalhos em categorias de base, mas praticamente um debutante entre os profissionais. Abel Braga, enfim, acordado e anunciado pelo clube, chega para substituí-lo em junho. Moreira será seu auxiliar.
A vitória histórica do Flu foi valorizada pelo experiente time do América, de contra-ataques sempre perigosos. Tinha a vitória na mão até os 35 do segundo tempo, mas sucumbiu diante do brioso Time de Guerreiros, que, sempre apoiado pela torcida, jogou a maior parte do tempo sufocando o adversário. O empate em 1 a 1 no primeiro tempo já havia soado injusto aos tricolores.
Como soou ainda mais injusto o segundo gol do América, aos 20, após falha de colocação de Ricardo Berna, que também poderia ter evitado o primeiro de Sanchez, se socasse a bola antes de trombar com Digão.
Mas era a camisa tricolor que estava em campo. E, como anunciado na coluna passada, ela jogou, apoiada por uma massa enlouquecida e apaixonada, que se emocionou com o que viu ao fim dos 90 minutos.
Deco, exaltado por Fred aos microfones – “Só nós sabemos o que esse cara está passando” –, entrou no segundo tempo, como Araújo. Juntos, foram os heróis tricolores na histórica noite do dia 23. O meia cruzou para a bonita cabeçada de Araújo, que finalizou de olhos abertos, consciente, e, já no fim, acreditou numa jogada em que, de maneira inteligente, antecipou o goleiro, encobrindo-o. A bola foi morrendo mansamente no fundo da rede. A comemoração de Deco, como a de Gum, no primeiro gol, foi simplesmente fantástica. A expressão de seu rosto revelou uma angústia reprimida que, de ora pra outra, era catarsicamente esvaída. Ter se tornado destaque logo em seu jogo de volta então era algo que decerto não imaginava nem em seus melhores sonhos.
Acordaram o Gigante!
***
Mariano e Júlio César também vibraram, mas não jogaram bem. O Flu terminou o jogo sem laterais (Mariano saiu machucado), tornando-se muito mais incisivo com Souza e Araújo do que com os jogadores da posição.
***
Émerson está fisicamente bem abaixo que os demais atacantes do elenco. Fred, um pouco, também, mas exerce função importante em campo, atuando como um verdadeiro líder para o time. Conca, o ex-capitão, cruzou para o gol de Gum.
***
E esse trio paraguaio, hein? A arbitragem foi um desastre completo. Errou para todos os lados, invertendo marcações, ignorando pênaltis e acusando impedimentos inexistentes.
Aptos para atuarem no Cariocão, da FERJ.
***
A torcida tricolor merecia muito essa alegria depois de uma semana confusa e de indefinições nas Laranjeiras. Coube ao próprio presidente, Peter Siemsens, tranquilizar os torcedores na ótima entrevista que deu ao programa Arena SporTV.
Numa só tacada, o dirigente defendeu a instituição, rebatendo um pouco a ofensiva de Muricy, anunciou Abel Braga como novo treinador (embora este só vá chegar em 60 dias), comprometeu-se diante das câmeras a investir patrimonialmente, dizendo estar trabalhando incessantemente para que o futuro técnico encontre o clube com uma estrutura mais condizente à sua grandeza e que lhe dê suporte para o desempenho de um trabalho bem-sucedido.
Com Xerém em obras e o CT do Banana Golf com boas chances de ser adquirido, o Fluminense poderá se colocar num respeitável patamar patrimonial

Nenhum comentário:

Postar um comentário